Sessão Ordinária Nº 007-2022 28/03/2022

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 28 de março de 2022, às 19h00min, na Sede da Câmara Municipal, sito a Rua Eduardo Drabecki, 247, Município de Rio Bonito do Iguaçu. Foram apreciadas as seguintes matérias:

Solicitação n° 012/2022. Para que através do órgão competente do Município de Rio Bonito do Iguaçu seja feita a instalação de um reservatório de água potável de 10 mil litros no colégio Herbert de Souza, na Comunidade do Centro Novo, também seja feito o serviço de dedetização dos espaços físicos do colégio. O nobre vereador justificou seu pedido salientando que, em vista a grande escassez de água, principalmente em períodos de forte estiagem e com o alto consumo diário, no colégio o reservatório existente não está suportando o consumo.  Vereador Signatário: Jandir Bortoluzzi.

Solicitação n° 013/2022. Para que através do órgão competente do Município de Rio Bonito do Iguaçu sejam realizados serviços de patrolamento, cascalhamento, rolo compactador nas estradas das Comunidades, Pinhalzinho, Linha Rosa, Rio Crim, Rio Lambari, Barra Mansa dos Dariz, Barra Mansa do Iguaçu, Alto Iguaçu e Bela Vista. Os nobres vereadores justificam tal pedido tendo em vista o grande volume de chuva nos últimos dias, a qual causou danos nas estradas, sendo assim dificultando os acessos às residências situadas nas referidas comunidades, causando transtorno aos moradores, trata-se também de um importante trajeto para escoamento da safra, produção de leite e de linhas de transporte escolar. Vereador Signatário: Jandir Bortoluzzi.

Vereadores Apoiadores: Michel Giacomini, Luiz André Moreira, Osmar Camargo Schimaida.

Projeto de lei n° 007/2022, de autoria do Sr. Prefeito Municipal que abre Crédito Adicional Suplementar no Orçamento do Exercício de 2022, e dá outras providências. Onde fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a abrir Crédito Adicional Suplementar, no Orçamento Geral do Município de RIO BONITO DO IGUAÇU, no Exercício de 2021 até o valor de R$ 14.700,00 (Quatorze mil e setecentos reais). Projeto de lei n° 008/2022, de autoria do Sr. Prefeito Municipal que abre Crédito Adicional Especial no Orçamento do Exercício de 2022, e dá outras providências. Onde fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a abrir Crédito Adicional Especial, no Orçamento Geral do Município de RIO BONITO DO IGUAÇU, no Exercício de 2021 até o valor de R$ 153.000,00 (Cento e cinquenta e três mil reais). Projeto de lei n°CM-001/2022, subscrito pela Mesa Executiva da Câmara Municipal de Rio Bonito do Iguaçu que altera a Lei Nº 1.163/2017, que dispõe sobre as viagens oficiais, a concessão, o processamento, o pagamento e a prestação de contas de diárias a vereadores e servidores da Câmara Municipal de Rio Bonito do Iguaçu e dá outras providências.

Os referidos projetos acima citados foram aprovados por unanimidade em primeira discussão, encaminhado para segunda discussão e votação.

No uso da palavra livre o nobre vereador Gilvan Kóten de Oliveira cumprimentou a todos esclareceu que suas funções é fiscalizar, e ressalta que está fazendo sua parte , então o mesmo trouxe para a sessão vídeos, áudios e fotos de um secretário que está fazendo uso de carros públicos a benefício próprio, então o mesmo pediu para a secretária para colocar a foto e vídeo do Secretário de Obras e Urbanismo usando carro público a benefício próprio e cita ainda que não foi a primeira denúncia que o mesmo recebeu do secretário levando seu filho para a creche, o nobre vereador esclareceu que não é contra que um ou dois dias seja usado o carro, mas que todo dia se torna de uso indevido,  deixou a critério dos demais vereadores avaliarem a situação e cita que se o Secretário tem direito de usar o carro a população inteira também tem direito de usufruir, ressalta ainda que foi por nove meses secretário e que foram raras as vezes que usou carro público para ir para casa, cita que a população do Município está cobrando providências sobre essa situação, que existe outros vídeos e fotos do mesmo ocorrido, também expos mais uma questão lhe foi denunciado sobre aproveitamento de máquinas públicas para benefício próprio, cita que a máquina pública foi usada no terreno da família do Secretário e que tem também fotos do caminhão e da máquina, e que isso vem acontecendo quase todos os finais de semana o uso improprio do bem público, ressalta  que está gravado e datado, porém relata que vai tomar as devidas providências, que inclusive irá fazer denúncia ao ministério público e quem vai responder por isso será o Prefeito Municipal de Rio Bonito do Iguaçu, ressalta que se a população do Município precisar de um bueiro de uma estrada como aconteceu alguns dias atrás que era pra ter aberto uma pequena estrada e colocado uma concheada de cascalho não teve como, mas que no mesmo dia foi usado a máquina para abrir um buraco para uma piscina particular que durou em torno de dois a três dias de trabalho. O nobre vereador relata que sua parte de fiscalização está cumprindo e que os nobres vereadores analisem o que será feito pois o mesmo cidadão sendo Secretário do Município ele ainda é um servidor público.

Não havendo mais matérias a serem tratadas o presidente declara encerrada esta sessão e convoca todos para a próxima sessão ordinária que será realizada no dia 04 de Abril de 2022.

28/03/2022